Um dos jovens fez prova no lugar do outro no sábado (3), diz delegada.
Inep informou que candidatos foram desclassificados por causa da fraude
Fonte:EPTV.
A Polícia Civil investigará uma suposta troca de identidades de dois irmãos durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Jaboticabal (SP). Os jovens, de 18 e 22 anos, são da cidade vizinha Taiaçu (SP) e foram detidos em uma faculdade de Jaboticabal no domingo (4) antes da realização das provas. Segundo a delegada Andrea Nogueira, que registrou o boletim de ocorrência por falsidade ideológica, o irmão mais velho disse em depoimento à polícia que pretendia ajudar o irmão mais novo a conseguir uma bolsa de estudos com a nota do Enem.
"Ouvi os dois irmãos, mas não tive como ter acesso às provas do Enem, que já haviam sido enviadas para Brasília", disse a delegada, que soube do esquema por meio de uma denúncia anônima. De acordo com ela, no sábado (3), primeiro dia do Enem 2012, a troca de identidades passou despercebida, mas a segunda tentativa não deu certo. "Eles tinham feito a prova no sábado e foram surpreendidos no domingo, quando iriam tentar fazer a mesma coisa, ou seja, um faria a prova para o o outro novamente", explicou Andrea.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por meio de sua assessoria de imprensa, informou que os candidatos estão desclassificados do Enem. O Inep informou também que tem conhecimento do caso, mas que a Polícia Civil é que investigará a ocorrência. A pena prevista para o crime de falsidade ideológica pode chegar a cinco anos de prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário